Atendimento Whatsapp

Blog

Seja parte importante na vida de alguém

O mês de setembro , sempre será um mês de conscientização da população sobre alguns temas importantes da saúde, dentre eles DOAÇÃO de ÓRGÃOS.

A doação de órgãos é um ato de amor único ao próximo. Você já pensou em ser doador de órgãos?

Sabe como funciona o processo de doação de órgãos? Muitas vezes o transplante de órgãos é a única chance de viver de outra pessoa!

Para ser doador basta você avisar sua família desse desejo!

Tire suas dúvidas! Estamos a Disposição !

Dra Amanda Carvalheiro e Dr Yuri Boteon

Sempre juntos

Hoje vou falar um pouco sobre a minha especialidade, cirurgia hepatobiliopancreática ou cirurgia hepatobiliar.

Hoje vou falar um pouco sobre a minha especialidade, cirurgia hepatobiliopancreática ou cirurgia hepatobiliar.

O que são as doenças hepatobiliares?
A doenças hepatobiliares constituem um grupo heterogêneo de doenças que acometem o fígado, o pâncreas e as vias biliares. Essas doenças podem ser causadas por infecções virais, bacterianas ou, ainda, infecções por parasitas. Além disso, essas doenças podem ser advindas de consumo de bebidas alcóolicas, ingestão de substâncias tóxicas, desordem metabólicas, má-nutrição, outras doenças benignas, e por último neoplasias malignas ou cânceres primários ou secundários.

O que são as vias biliares?
As vias biliares são uma série de ductos que se localizam dentro e fora do fígado. Eles permitem que a bile recém-produzida no fígado seja conduzida até a vesícula biliar para ser estocada antes de ser liberada no duodeno (primeira porção do intestino delgado) para ajudar na digestão dos alimentos.

O que faz o cirurgião hepatobiliar ou cirurgião hepatobiliopancreático?
Nós, cirurgiões hepatobiliares, somos profissionais altamente especializados e capacitados no manejo das doenças do fígado, pâncreas e vais biliares. Somos cirurgiões treinados para realização de procedimentos de alta complexidade nestes órgãos, tanto para doenças benignas e/ou malignas. Também, através de diferentes vias de acesso a cavidade abdominal, como a laparotomia (cirurgia aberta), laparoscopia ou robótica.

Somos especialistas que tem a habilidade de conduzir a investigação das doenças hepatobiliares, inclusive quando em grande partes destas necessita-se de uma abordagem multidisciplinar envolvendo outras áreas da medicina. Ainda, entendemos e ponderamos o momento adequado para a indicação do tratamento cirúrgico apropriado no momento mais oportuno para os pacientes.

Existe uma vasta gama de doenças nas quais atuamos, dentre elas vale ressaltar: nódulos e cistos no fígado e pâncreas, câncer primário do fígado, câncer de pâncreas, câncer de vias biliares, pancreatite  aguda ou crônica, doenças da vesícula biliar como cálculos e pólipos, tumores do duodeno, metástases de outros tumores no fígado, entre outras várias patologias.

Especialização e trabalho como médico no exterior “a experiência é válida, porém é necessário força e determinação”

Especialização e trabalho como médico no exterior “a experiência é válida, porém é necessário força e determinação”

A experiência de revalidar o diploma médico e trabalhar no exterior é um tópico que frequentemente interessa muito colegas médicos. Além de uma oportunidade para conhecer centros de excelência em áreas específicas da medicina, frequentemente os médicos buscam por oportunidades de trabalhar e serem treinados nessas áreas – esse último conhecido como “fellowship”.

Também, vale destaca que além do lado profissional há certamente um ganho do ponto de vista pessoal, seja no ganho de fluência com uma língua estrangeira ou a convivência com pessoas de diferentes origens.

Cabe destacar, porém, que há certamente um custo pessoal envolvido pela distância dos familiares e as dificuldades de desbravar um ambiente novo.

Em uma recente entrevista à Sala de Imprensa da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, apresentamos a trajetória pessoal percorrida para a realização desse projeto. Ainda, discutimos sobre o retorno ao Brasil e o estabelecimento no país.

Fica um convite a leitura sobre o tópico e nosso agradecimento à Sala de Imprensa da FCM UNICAMP.

https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/past-residents-department-surgery-sms-unicamp-came-back-birmingham-uk-sao-paulo

Inovação – A preservação dinâmica de órgãos através da máquina de perfusão hepática ex situ

Inovação – A preservação dinâmica de órgãos através da máquina de perfusão hepática ex situ

Órgãos de doadores com esteatose, órgãos expostos a tempos prolongados de preservação, órgãos de doadores idosos ou órgãos de doadores de coração parado são todos mais vulneráveis a lesão de preservação (isquemia-reperfusão) e, portanto, são chamados de órgãos de doadores de critérios estendidos.

Manipulation of Lipid Metabolism During Normothermic Machine Perfusion: Effect of Defatting Therapies on Donor Liver Functional Recovery

Manipulation of Lipid Metabolism During Normothermic Machine Perfusion: Effect of Defatting Therapies on Donor Liver Functional Recovery

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2016, um em cada cinco brasileiros já apresentavam obesidade. Esse não é um problema restrito ao Brasil e diversos países apresentam prevalências semelhantes e até mesmo superiores dessa condição. Torna-se importante destacar que a obesidade aliada a um estilo de vida sedentário está significativamente associada com o desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, diabetes mellitus e a esteatose hepática (gordura no fígado).

Preventing Tumour Recurrence After Liver Transplantation: The Role of Machine Perfusion

Preventing Tumour Recurrence After Liver Transplantation: The Role of Machine Perfusion

A escolha do órgão do doador para transplante impacta significativamente na sobrevida dos pacientes no curto e longo prazo bem como é associado com o desenvolvimento de complicações pós-operatórias, como a insuficiência renal aguda e as complicações biliares.

Consultórios

Jardim Paulista
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3.421
Cj. 508 - Jd -Paulista - São Paulo - SP
Cep: 01401-001
Albert Einstein
Avenida Albert Einstein 627
Pavilhão Vicky e Joseph Safra
Bloco A1 - São Paulo SP
CEP: 05652-900

Fale Conosco

(11) 2151-9205

Albert Einstein
Horário de Atendimento
Seg à Sex - 8h às 20h

Atendimento Whatsapp

E-mail