Dra. Amanda Carvalheiro - Cirurgião Hepatobiliar

Hoje vou falar um pouco sobre a minha especialidade, cirurgia hepatobiliopancreática ou cirurgia hepatobiliar.

O que são as doenças hepatobiliares?
A doenças hepatobiliares constituem um grupo heterogêneo de doenças que acometem o fígado, o pâncreas e as vias biliares. Essas doenças podem ser causadas por infecções virais, bacterianas ou, ainda, infecções por parasitas. Além disso, essas doenças podem ser advindas de consumo de bebidas alcóolicas, ingestão de substâncias tóxicas, desordem metabólicas, má-nutrição, outras doenças benignas, e por último neoplasias malignas ou cânceres primários ou secundários.

O que são as vias biliares?
As vias biliares são uma série de ductos que se localizam dentro e fora do fígado. Eles permitem que a bile recém-produzida no fígado seja conduzida até a vesícula biliar para ser estocada antes de ser liberada no duodeno (primeira porção do intestino delgado) para ajudar na digestão dos alimentos.

O que faz o cirurgião hepatobiliar ou cirurgião hepatobiliopancreático?
Nós, cirurgiões hepatobiliares, somos profissionais altamente especializados e capacitados no manejo das doenças do fígado, pâncreas e vais biliares. Somos cirurgiões treinados para realização de procedimentos de alta complexidade nestes órgãos, tanto para doenças benignas e/ou malignas. Também, através de diferentes vias de acesso a cavidade abdominal, como a laparotomia (cirurgia aberta), laparoscopia ou robótica.

Somos especialistas que tem a habilidade de conduzir a investigação das doenças hepatobiliares, inclusive quando em grande partes destas necessita-se de uma abordagem multidisciplinar envolvendo outras áreas da medicina. Ainda, entendemos e ponderamos o momento adequado para a indicação do tratamento cirúrgico apropriado no momento mais oportuno para os pacientes.

Existe uma vasta gama de doenças nas quais atuamos, dentre elas vale ressaltar: nódulos e cistos no fígado e pâncreas, câncer primário do fígado, câncer de pâncreas, câncer de vias biliares, pancreatite  aguda ou crônica, doenças da vesícula biliar como cálculos e pólipos, tumores do duodeno, metástases de outros tumores no fígado, entre outras várias patologias.