Especialização e trabalho como médico no exterior “a experiência é válida, porém é necessário força e determinação”

Especialização e trabalho como médico no exterior “a experiência é válida, porém é necessário força e determinação”

A experiência de revalidar o diploma médico e trabalhar no exterior é um tópico que frequentemente interessa muito colegas médicos. Além de uma oportunidade para conhecer centros de excelência em áreas específicas da medicina, frequentemente os médicos buscam por oportunidades de trabalhar e serem treinados nessas áreas – esse último conhecido como “fellowship”.

Também, vale destaca que além do lado profissional há certamente um ganho do ponto de vista pessoal, seja no ganho de fluência com uma língua estrangeira ou a convivência com pessoas de diferentes origens.

Cabe destacar, porém, que há certamente um custo pessoal envolvido pela distância dos familiares e as dificuldades de desbravar um ambiente novo.

Em uma recente entrevista à Sala de Imprensa da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, apresentamos a trajetória pessoal percorrida para a realização desse projeto. Ainda, discutimos sobre o retorno ao Brasil e o estabelecimento no país.

Fica um convite a leitura sobre o tópico e nosso agradecimento à Sala de Imprensa da FCM UNICAMP.

https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/past-residents-department-surgery-sms-unicamp-came-back-birmingham-uk-sao-paulo